Estou com uma lista grande de livros, revistas e quadrinhos para ler, mas na correria do dia-a-dia terminam ficando para depois. Assim foi com "Ombros de Gigantes" um presente de aniversário do quadrinista Marlon Tenório, que até começou a ser lido, mas não achei justo "ler por ler".
No fim de semana da eleição comecei a leitura e achei os quadrinhos sensacionais, da conversa fictícia entre Arquimedes, Aristarco e Pitágoras comendo Souvlaki até a volta às aulas de Newton em um novo status na Universidade. entretantando para mim a melhor passagem do livro é o giz caindo da mão de Kepler no meio da aula, por alguns milésimos de segundo, parece que estamos lá. Baseado na famosa frase de Newton: “Se vi mais longe foi por estar sobre os ombros de gigantes” o livro ilustra a história da astronomia de Aristarco, Arquimedes, Eratóstenes e Ptolomeu até Newton, passando por Kepler e Galileu.
Ombros de gigantes faz parte de um projeto do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) cujo objetivo é divulgar a astronomia como ciência e profissão e a sua primeira edição foi distribuída para escolas públicas que participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário